Tocantins

PT supera marca de 17,9 mil filiados no Tocantins, aumento de 38% nos últimos sete anos

Em 2016 eram 12.959 filiados e filiadas no PT-TO e a importância da luta conjunta por uma sociedade mais justa e igualitária é atributo do aumento das fileiras do partido no Tocantins

ícone relógio10/05/2023 às 14:01:39- atualizado em  
PT supera marca de 17,9 mil filiados no Tocantins, aumento de 38% nos últimos sete anos

Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e trazem um total de 17.906 filiadas e filiados ao Partido dos Trabalhadores do Tocantins (PT-TO) em março deste ano, o que supera a marca dos 12.959 filiados na sigla em 2016, no estado, o que representa um aumento de 38% em comparação com os números atuais.

De acordo com o secretário de Organização do PT-TO, Diego Montelo, o aumento se deu pelo trabalho do partido em ampliar suas bases em favor da classe trabalhadora do Tocantins. “Com a comprovada inocência do presidente Lula, a necessidade de retomar o que foi parado e ampliar as políticas públicas de inclusão no nosso país, se tornou prioridade para as pessoas, e no PT, o Partido das Trabalhadoras e dos Trabalhadores, os filiados e filiadas têm voz, tem vez, tem a oportunidade de contribuir com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, ressaltou Diego.

Ele lembra que “é na militância, que se consegue atuar de forma propositiva na sociedade e o caminho é a filiação, que no PT é aberta a qualquer pessoa humana que tenha vontade de lutar por um país mais democrático, plural e solidário”.

O presidente estadual do PT-TO, Zé Roberto, comemorou a nova marca e atribui o crescimento ao “grandioso trabalho realizado por toda militância petista no Tocantins, que leva a esperança e oportunidade de um estado democrático”. Para ele os últimos sete anos foram de grandes desafios e o aumento no número de filiados e filiadas na sigla, reflete a organização do partido e a vontade popular de integrar o projeto de transformação inclusiva do país.

Filiação

Eleitores e eleitoras podem se filiar ao PT, desde que tenham completado 16 anos, tenham seus direitos políticos plenos, não tenham filiação em outro partido e possua o mesmo domicílio eleitoral no município.

Todo processo de filiação é feito online no link pt.org.br/filiacao onde vai ser necessário informar os dados pessoais: CPF, Título de Eleitor, endereço completo; e-mail e, pelo menos, um número de telefone são obrigatórios. Durante o processo de filiação, é repassada a informação sobre a história e a concepção do PT, assim como os direitos e deveres como filiado ou filiada.

O PT respeita a identidade de gênero de mulheres transexuais, travestis e homens transexuais, assim sendo, todas as pessoas podem cadastrar seu nome social na hora da filiação. O nome social informado será sempre respeitado nas instâncias internas do partido.