Tocantins

PPA Participativo: sociedade civil organizada do TO já pode inscrever para Plenária Estadual

A data de participação do Tocantins é 16 de junho

ícone relógio30/05/2023 às 17:12:08- atualizado em  
PPA Participativo: sociedade civil organizada do TO já pode inscrever para Plenária Estadual

Desenvolvimento com participação popular é o objetivo do governo federal com a realização do Plano Plurianual (PPA) Participativo 2024-2027, que é desenvolvido em todos os estados e no Distrito Federal. No Tocantins a data estabelecida é a sexta-feira, 16 de junho, com início às 10h e término às 13h e as inscrições já podem ser feitas através da página do PPA Participativo www.gov.br/participamaisbrasil/ppa-plenarias .

Conforme o presidente estadual do PT-TO, Zé Roberto Lula, a participação dos e das tocantinenses é de grande importância pois, “este é o momento de cada um e cada uma apontar as políticas de governo, que a sua comunidade precisa”. Para ele “um governo democrático e plural se constrói com a participação do povo e a vez do Tocantins chega para que os setores da sociedade civil organizada possam opinar e nortear as políticas públicas em desenvolvimento pelos próximos quatro anos”.

A determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é de que este seja o mais participativo dos PPAs. Com este objetivo, foram definidas três formas de participação: os Fóruns Interconselhos, que reúnem conselhos nacionais em diversos setores; as plenárias estaduais, que são realizadas em todas as capitais; e a plataforma digital, que permite a participação direta dos cidadãos.

Para opinar nos eixos programáticos basta ter o cadastro no gov.br e acessar a plataforma Brasil Participativo onde cada cidadão e cada cidadã pode eleger os três programas prioritários e ainda apresentar três propostas e votar em outras três. O espaço de participação fica aberto até o dia 10 de julho.