Professor e militante social, Edmundo Rodrigues é o novo superintendente do INCRA no TO

Presidente do PT Araguaína, Edmundo tem grande serviço prestado na luta das pessoas do campo e sua gestão deve ser pautada pelo diálogo

ícone relógio15/05/2023 às 18:34:39- atualizado em

Diálogo e ação em favor da paz no campo, da Reforma Agrária, da regularização fundiária e do fortalecimento da agricultura familiar é o compromisso do novo superintendente do  Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) no Tocantins, Edmundo Rodrigues, que teve sua nomeação publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 15, através da Portaria nº 283 de 10 de maio de 2023, assinada pelo presidente do (Incra), César Fernando Aldrighi.

“A expectativa é muito grande, sei do desafio que irei enfrentar. Acredito que o diálogo é o caminho para garantirmos a paz no campo e avançarmos no processo de Reforma Agrária, de regularização fundiária e de fortalecimento da Agricultura Familiar”, destacou Edmundo.

De acordo com ele, o que se pode esperar da sua gestão à frente do INCRA é o diálogo em favor das pessoas do campo. “Vamos chamar todos os movimentos sociais do campo, o movimento sindical, as organizações e as várias federações para ouvir as demandas e elaborar um planejamento. Nessa perspectiva iremos sentar também com a Defensoria Pública, com o Ministério Público Federal e outros órgãos”, declarou o superintendente.

Os servidores do INCRA também são prioridade para o novo superintendente, que informou que sua primeira ação será reunir com eles e planejar em conjunto todas as estratégias e ações a serem desenvolvidas pelo órgão no estado do Tocantins. “Valorizar o servidor e a servidora, que são a mola propulsora das políticas públicas do campo, ouvir a cada um e cada uma e assim desenvolver um trabalho de excelência”, disse.

Superintendente

Militante histórico do Partido dos Trabalhadores (PT), Edmundo Rodrigues tem 45 anos, é professor, graduado em História pela Unitins, pós graduado em Educação, Pobreza e Desigualdade Social pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Presidente do PT Araguaína é militante social, agente da Comissão Pastoral da Terra desde 1999, é também secretário da Comissão Episcopal para a Ação Social Transformadora da CNBB Norte 3.

Por Fábio Coêlho - Ascom PT-TO