Nomeado nesta sexta-feira, Diego Montelo é o novo coordenador do MDA no Tocantins

Reaproximar Agricultura Familiar das políticas públicas de desenvolvimento é prioridade

ícone relógio26/05/2023 às 10:51:52- atualizado em

Administrador, geógrafo e ex-assentado da Reforma Agrária, Diego Montelo, é o novo coordenador do escritório do Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar no Tocantins (MDA).  A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União  (DOU) na manhã desta sexta-feira, 26, pela Portaria n° 352, assinada pelo ministro Paulo Teixeira.

Qualidade de vida, renda justa, aperfeiçoamento dos sistemas de produção de forma sustentável e inclusiva para a agricultura familiar são algumas das premissas, que devem ser seguidas pelo MDA no Tocantins e de acordo com o novo coordenador, o principal desafio da gestão será a aproximação do governo com a agricultura familiar.

“Nos últimos anos a trabalhadora e o trabalhador rural sentiu na pele o desmonte das políticas públicas com o distanciamento do governo da agricultura familiar e hoje a nossa principal meta será aproximar as políticas públicas de desenvolvimento da agricultura dos agricultores do Tocantins”, destacou Diego.

De acordo com ele, o fortalecimento da agricultura familiar é o que garante o alimento na mesa dos brasileiros e por isso, aprimorar os processos de produção das famílias, que vivem da terra, e a protegem, deve ser prioridade do governo. “Na agricultura familiar temos a diversidade produtiva, que é característica marcante do setor, e por isso é preciso investir para garantir, que as famílias aprimorem sua produção, já que cerca de 80% dos alimentos consumidos no nosso país vem da terra dos produtores e produtores familiares”, disse o coordenador do MDA no Tocantins.

Diego Montelo

Formado em Administração e Geografia, Diego Montelo Faria, tem 38 anos, é natural de Abreulândia, foi assentado da Reforma Agrária, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Abreulândia, militante da juventude rural da FETAET - Contag.

Diego trabalhou como chefe de gabinete na Prefeitura de Abreulândia, em 2010 contribuiu de forma positiva na promoção da sustentabilidade ambiental, social e econômica do APA-Cantão pelo MDA, e na Assembleia Legislativa contribuiu como assessor de bancada e também na Câmara dos Deputados, como assessor parlamentar.