Quem são as Figuras negras do PT-TO que ainda lutam pela libertação do seu povo?

São 13 expoentes políticos, que construíram e constroem a luta pela liberdade do povo negro do Tocantins

ícone relógio13/05/2023 às 10:12:36- atualizado em

Por muito tempo diversas expressões do movimento negro denunciaram a falsa abolição da escravidão ocorrida há 135 anos, tendo em vista que a assinatura de uma lei que continha apenas um artigo - demonstrando seu pouco compromisso com a integração social das pessoas negras - não reverberou em liberdade plena para o conjunto da população negra do Brasil.  Além disso, é preciso passar nossa história a limpo e dar o verdadeiro mérito para os efetivos combatentes da emancipação do povo negro, pois associar o fim da escravidão com uma figura branca como a princesa Izabel, só serviu, por muito tempo, para apagar a contribuição do povo negro para a formação política e econômica do nosso país, bem como, reiterar o discurso de harmonia racial usado para amortecer a luta de classe e raça em nosso país.

Os registros históricos já demonstram que os milhares de quilombos, insurreições e rebeldias protagonizadas pelos negros desde o século XVII causaram um desgaste profundo no modelo de produção baseado no escravismo colonial. Isso quer dizer que a luta do povo negro existe desde quando pisou o primeiro africano em nosso solo e que essas revoluções foram cruciais para o fim da escravidão. Por isso hoje, neste 13 de maio, nós da Secretaria de Combate ao Racismo do PT resolvemos, além de reconhecer e denunciar a permanência das desigualdades raciais originadas na escravidão, queremos dar visibilidade aos grandes expoentes políticos do PT-Tocantins que constroem ativamente o nosso partido e o movimento negro, contribuindo assim com a construção de liberdade plena do povo negro.

Rosimar Mendes Silva

Nascida em Araguaína, na época norte de Goiás, aos 22 de setembro de 1957, foi a primeira de sua família a concluir o ensino médio e curso superior. Formada em Letras e pós graduada em história da África e língua portuguesa, Rosimar dedicou a maior parte de sua carreira entre a sala de aula e os movimentos sociais, sendo uma das fundadoras do Partido dos Trabalhadores no estado do Tocantins, primeira presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação e da Central Única dos Trabalhadores.

A busca por uma sociedade mais justa e igualitária teve como grande referência seu professor, amigo e grande mentor, o Padre Josimo, quem Rosimar conheceu em 1979, e acompanhou até os últimos dias de sua vida. Entre 2005 e 2011 ocupou o cargo de Secretária Municipal da Mulher, Direitos Humanos e Equidade, tendo sido responsável pela criação e execução de diversos projetos, dentre eles a “Casa Abrigo de Acolhimento à Mulher em Situação de Violência”, o Programa “Palmas para Igualdade Racial” e o “Centro de Referência e Acolhimento às Pessoas LGBT” (sigla da época).

Hoje, apesar de aposentada, continua sua militância no PT e na CUT, além da presença constante em debates, rodas de estudo e ações sociais que buscam uma realidade mais justa para nosso país.

Stanio de Sousa Vieira

Stanio  é  militante no Movimento Negro Unificado desde 1999. Contribuiu na fundação Estadual do MNU , no  Piauí , em 1999. Foi Coordenador Estadual do MNU no Piauí (1999-2003). Membro da Coordenação Nacional do MNU (2000-2002). Contribuiu na fundação do MNU no Tocantins, em 2019 e atualmente é coordenador do respectivo movimento. Entre as ações há contribuição na criação do primeiro Pré- vestibular para Negras e Negros no Piauí, em 1999. Através dessa iniciativa 32 negras e negros ingressaram nas Universidades até o ano de 2003. Contribuiu na construção do Estatuto da Igualdade Racial . No Tocantins, contribuiu para a implementação das bancas de heteroidentificacão, na Universidade Federal do Tocantins e Defensoria Pública do Tocantins. Participou da organização de campanhas de solidariedade de cestas de alimentos a famílias negras em situação de vulnerabilidade social na pandemia. Está na campanha para implementação das cotas raciais para negras e negros no serviço público do Tocantins.

Iniciou a filiação no Partido dos Trabalhadores do Piauí,em 1998. Filiado ao Partido dos Trabalhadores do Tocantins, desde 2013. Atualmente é Coordenador de Formação Política no Diretório Municipal de Dianópolis.

Atua também no movimento sindical sendo  Membro do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Profissional, Técnica e Tecnológica desde 2017. Atualmente Coordenador Geral Docente do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Profissional, Técnica e Tecnológica – Seção Tocantins. Membro da Direção Nacional do Sinasefe na Pasta de Combate às Opressões.

Possui  Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal do Piauí. Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Piauí. Especialização em História Regional do Piauí pela Universidade Estadual do Piauí. Mestrando em Educação Profissional pela Universidade Federal do Tocantins. Professor na área de Sociologia no IFTO – Campus Dianópolis.

Regina Célia Barbosa Abreu

Natural de Miracema do Norte, hoje, Miracema do Tocantins, desde criança participava de grupos que faziam atividades de acompanhamento a familias e que buscava meios de ajudar na qualidadé de vida.

Participante de grupo de jovens sempre foi amante da cultura e do social. Fez o curso técnico em Magistério e curso superior em Administração.

Atuou em sala de aula por muitos anos, porque acredita que o caminho para uma sociedade mais justa e igualitária está na educação.

Participou do Programa Fome Zero e como Educadora popular foi atuante na Rede de Educação Cidadã e na Economia Solidária. Participante do Gruconto desde 1997.

Ajudou a criar o Instituto Art'Afro e Direitos Humanos em Miracema e ajudou na criação  da Colônia de Pescadores Profissionais Artesanais Z16 de Miracema do Tocantins e Tocantinia.

Filiada ao PT desde 2003, ja foi candidata a vereadora e e atual Secretária Municipal de Formação, membro do Setorial de Combate ao Racismo do PT.

Maria da Paz Alves Hortegal

Maria da paz tem 58 anos, é professora da Educação Básica da rede Estadual de Educação do Tocantins há mais de 20 anos, e militante do PT e do movimento negro como ativista social do GRUCONTO.

Coordena um projeto Afro – Brasileiro desde 2003 no Centro de Ensino Médio Rui Brasil Cavalcante na cidade de Miranorte, quando foi assinado a lei 10.639 pelo presidente Lula,

É militante do movimento negro desde 1994, das primeiras articulações desse grupo de Consciência Negra do Tocantins, em 1994 foi criado o GRUCONTO com várias lideranças que vieram para o Tocantins, decidiram articular pessoas negras para a Marcha dos 300 anos de Zumbi do Palmares no ano de 1995, e começou essa articulação no estado e em vários municípios.

No dia 19 de novembro de 1994 ajudou a construir a primeira missa africana em Palmas na região do Taquaralto,

Em 2005 atuou na organização do primeiro Seminário Estadual e Municipal com professores da rede de ensino sobre a lei 10.639 em Porto Nacional.

É militante do PT há mais de 20 anos, em 2012 foi candidata a vereadora  em Miranorte, onde teve votação expressiva. Em 2018 se candidatou de novo como deputada estadual, tendo também uma votação expressiva pela quantidade de município de onde recebeu votos.

Em 2022 teve a experiência de participar de uma candidatura coletiva a deputada estadual, conhecida como povo de luta.

Hoje participa do coletivo de mulheres do PT, e estou na coordenação do GRUCONTO, junto com outros companheiros e companheiras.

Maria Luiza

Maria é a terceira de onze filhos, natural de Pedro Afonso. Formada em História e possui pós graduação em História Social e História África. Trabalhou por cerca de vinte anos na educação e hoje é pescadora e criadora de peixes em tanques-rede. Faz parte do Gruconto, Instituto Art Afro e Direitos Humanos e da Associação BomPeixe.

Contribuiu com a  organização e realização da primeira e segunda Conferência da Igualdade Racial em Miracema e na Semana Municipal da Consciência Negra em novembro. Fui treinada pelo MEC para trabalhar a lei 10639/03.

Ajudou a construir a primeira missa afro em Belo Horizonte, a segunda, terceira e quarta missa afro em Aparecida:  Romaria das Comunidades Negras

Filiada ao PT desde 2003, contribuiu com o Diretório estadual e Municipal do PT em Miracema do Tocantins  por vários anos.

Celenita Gualberto Pereira Bernieri

Mulher Quilombola, Dianopolina da Comunidade Lajeado, esta Laurinda aos seus 40 anos é filha, mulher, mãe, irmã, amiga, professora  pós-graduada nas áreas da pedagogia e administração pública, pesquisadora na UFT, UnB e UNESP, palestrante formadora, ativista e política no partido dos trabalhadores e das lutas sociais.

É uma eterna aprendiz e educadora, líder comunitária incentivadora das práticas e culturas tradicionais, profissional da educação Infantil, fundamental e superior, idealizadora dos movimentos e organizações de  quilombola e de mulheres negras, membro do conselho Estadual de igualdade racial e de comissões deliberativas contemporâneas por um Estado do Tocantins livre, sustentável e democrático de direito.

Ana Cleia Ferreira Rosa

Negra, professora, feminista, ativista, palestrante, pesquisadora, esposa, mãe do Samuel e do Matheus Felipe. Professora Substituta na Universidade Federal do Tocantins/UFT. Graduada em Ciências Sociais e Mestra em Comunicação e Sociedade/UFT.

Coordenadora do Centro de Direitos Humanos/ CDH de Porto Nacional. Defensora Popular. Conselheira do Conselho Municipal da Juventude do Munícipio de Porto Nacional. Conselheira da Associação da Pessoa Idosa em Porto Nacional.

Militante do Movimento Negro Unificado/TO. Articuladora do Mulheres Negras Decidem/MND. Participa do Coletivo de Mulheres em Movimento. Liderança do “Estamos Prontas” Projeto do Instituto Marielle Franco e Mulheres Negras Decidem. Tem realizado pesquisas sobre política, gênero, raça, classe, encarceramento em massa, tráfico de drogas e comunicação.

Foi candidata a vereadora no Município de Porto Nacional em 2020. Atualmente é Presidenta do Partido dos Trabalhadores (PT) de Porto Nacional.

Suplente de Deputada Estadual no estado do Tocantins nas eleições de 2022, sendo uma candidatura referenciada pelo Movimento Negro Unificado e Coalizão Negra por Direitos, participando inclusive do grande encontro Quilombo nos Parlamentos em São Paulo, em junho de 2022.

Evandro Moura Dias

Evandro faz parte de duas comunidades quilombolas da comunidade Lagoa da Pedra por parte de pai e da comunidade kaagados por parte de mãe. Formado no curso de educação do campo pela UFT e Pós graduando em gestão de finanças e controladoria pela a FARMAT.

Iniciou sua militância em 2012 no projeto YJÊ OFÊ, em 2013 como agente de preservação de semente crioula, representando a comunidade quilombola Lagoa da Pedra.

Em 2014 entrou na universidade e também fez parte do movimento estudantil da UFT campus Arraias.

Em 2015 foi coordenador da Juventude Quilombola da COEQTO e Coordenador executivo da CONAQ. 2015 fundou a Associação da Comunidade Quilombola Kaagados e está como presidente há dois mandatos e uma prorrogação até 2024.

Em 2019 foi coordenador executivo Geral da COEQTO e Coordenador executivo da CONAQ . Já foi capoeirista do grupo mestre da fumaça. Atualmente está como coordenador de Educação da COEQTO. Em 2022 foi candidato a codeputado na chapa Selenita Gualberto de Luta, pelo PT Tocantins representando os quilombolas

Cristian Ribas Trindade

Natural de Santa Maria-RS, mora em Tocantins desde 1995. É formado em direito pela UFT e pós-graduado em Processo Penal. Na universidade iniciou sua militância nos movimentos sociais e no Partido dos Trabalhadores. Foi Diretor de Combate ao Racismo da UNE 2021-2013, foi do Conselho Nacional de Promoção de Igualdade Racial da Presidente da República - CNPIR/PR, gestão 2012-2014 e foi Vice-Presidente do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), compondo as gestões 2014-2016 e 2016-2018.

Atualmente é presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/TO e membro da Comissão Nacional de Igualdade Racial da OAB. Hoje representa uma das principais referências da advocacia popular no Tocantins com destacado trabalho de assessoria jurídica junto a Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Tocantins (COEQTO) e do Movimento de Trabalhadores Sem Terra, MST/TO.

Naiara Cardoso dos Santos Mascarenhas

Filha da Cida e do Salmon, nasceu em Porto Nacional, em 1993, mas foi criada em Oliveira de Fátima, menor município do Tocantins.

Hoje é assistente social e mestra em Serviço Social pela UFT.  Possui publicações em  periódicos científicos que abordam a questão racial.  Sua aproximação ao movimento negro se deu pelo Coletivo Nacional de juventude negra-enegrecer, em 2014, movimento do qual esteve na coordenação nacional de 2018 à 2022.

Fez parte da primeira turma a assumir o conselho estadual de promoção da igualdade racial (CEPIR-TO)  e atuou na organização da última conferencia estadual de promoção da igualdade racial, em 2018. Fez parte também da comissão de fundação do MNU no Tocantins, no ano de 2019.   Participou da marcha das mulheres negras, em Brasília, em 2015, que denunciava a formação racista e sexista da sociedade brasileira.

A frente do Enegrecer-TO organizou seminários de formação e atos públicos em denúncia do extermínio da juventude negra.  Em 2019, organizou o encontro estadual de juventude negra ocorrido na UFT de Palmas.

Após se tornar comunista e entender a importância da participação política da classe trabalhadora passou a se aproximar do partido dos trabalhadores quando ainda era universitária. Se filiou ao partido em 2016, durante as ofensivas  reacionárias contra a presidenta Dilma Rousseff. Participou dos atos de rua, no Tocantins e em Brasília, denunciando a eminencia do golpe.  Hoje Faz parte da executiva municipal do PT de Palmas, ocupando a secretaria de movimentos populares. Foi eleita secretaria de combate ao racismo do PT-TO em eleições internas em 2021. Foi candidata a vice-prefeita na capital Palmas no pleito de 2020, levando consigo a bandeira do feminismo, antirracismo e do direito à cidade.

Segue na luta incansavelmente por acreditar que a humanidade em coletividade cria sua própria história, e sonhar com um novo mundo não é utopia, é uma necessidade!

Diego Panhussatti

Diego Panhussatti é natural de Pium-To em 09/06/1995, assim como muitos jovens negros, foi o primeiro da sua família a entrar e a concluir uma faculdade, formando-se me Direito pela Universidade Federal do Tocantins. Durante a graduação foi extesionista do núcleo de estudos Igualdade Étnico-Racial e educação (IERÊ).

Em 2017 iniciou sua trajetória política dentro dos movimentos sociais negros no Coletivo Nacional de Juventude Negra-Enegrecer. Nesse mesmo período, além de se organizar no Enegrecer, foi participante do movimento estudantil, se tornando diretor do União Nacional dos Estudantes entre 2018 e 2019. Em 2018 Diego tomou posse no Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial- CEPIR/TO.

Atualmente Diego é membro da Coordenação Estadual do Movimento Negro Unificado (MNU-TO), e da Coordenação Nacional do Coletivo (Enegrecer) e do Conselho do Centro de Direitos Humanos do Tocantins (CDH).

Diego é militante do PT desde 2017, logo após o golpe da presidenta Dilma Roussef, o que indignou e o motivou a entrar nas trincheiras da luta do Partido dos Trabalhadores. Diego já compôs a executiva estadual da JPT e hoje é membro do Coletivo de Combate ao Racismo do PT-TO.

A organização da luta antirracista e anticapitalista sempre nortearam Diego para o plano de sociedade sem preconceito, exclusão ou discriminação. Sob a compreensão de que é possível transformar o estágio de vida desigual e injusta, em uma vida de dignidade e respeito. Diego acredita que o movimento negro deve estar cada vez mais unido, para ecoar uma mensagem cada vez mais forte, por isso tentar unir o povo negro em volta desse ideal de libertação efetiva das amarras escravocratas que ainda recorrem sobre os corpos negros brasileiros.

Bianca Pereira da Silva

Nascida em Buriti Bravo- MA em fevereiro de 1992, veio pra Miracema do Tocantins em 1996 onde cresceu com sua família adotiva.

Bacharel em Serviço Social pela universidade Federal do Tocantins, primeira da família a ter uma graduação,

Iniciou a militância no movimento estudantil ainda na escola e em 2015 já na universidade conheceu o movimento de mulheres negras e o MNU através da Marcha de mulheres negras que aconteceu em Brasília-2015, em 2016 compôs a gestão de criação dos coletivos de mulheres negras e quilombolas do Tocantins (Oorun Ombirin e ALAGBARA), dos quais se dedica até hoje, membro da Rede de Mulheres Negras da Amazônia- Fulanas-.

Entre 2017/2018 foi Presidenta do Diretório Central dos Estudantes na Universidade Federal do Tocantins e militante do PT, filiou-se ao PT em 2019 dando continuidade as pautas prioritárias que já defendia na universidade.

Em 2020 entrou no mestrado pela Universidade Federal do Tocantins trabalhando com a temática sobre Mulheres Negras e o sistema carcerário e tualmente é assistente social da Saúde, facilitadora psicossocial e  Presidenta do diretório municipal do PT em Miracema do Tocantins

Karen Luz

Karen, nascida na Colômbia e naturalizada brasileira, levava consigo o sotaque a política embasada na Amefricanidade  que a fez lutar contra o racismo, LGBTfobia,  sexismo e capitalismo que massacra a vida de milhares de pessoas negras. Fez parte do coletivo nacional de juventude negra e do movimento negro unificado. Formada em psicologia, pesquisava questões relacionadas a saúde mental sob a lente decolonial e antirracista.  Era integrante do coletivo estadual de combate ao racismo do PT-TO.

Por onde passou, contagiou com seu carisma e sua garra pela construção de uma sociedade melhor. Karen foi poeta, professora, psicóloga, pesquisadora, militante de vários movimentos de luta social e do PT.

Sentimos orgulho de ser da mesma geração de Karen, que com punhos cerrados estivemos em marchas, em rodas e em reuniões, hoje fica o legado de contrução de quem tanto foi em vida e hoje está no seio dos nossos ancestrais, ao lado de Zumbi e de Dandara, de Teresa e Aquatune.

Karen Luz, presente!

In memoriam, queremos também homenagear as figuras históricas do Tocantins que diretamente ou indiretamente contribuíram para a melhoria das condições do povo negro em nosso estado, seja construindo o PT ou construindo outros movimentos sociais.

Raimundo Nonato, o “Cacheado”

Dona Raimunda quebradeira de coco

Padre Josimo