Nota de repúdio contra o ataque misógino contra a companheira Juliana Gastaldi

A Secretaria Estadual de Mulheres do PT/TO, vem por meio desta repudiar veementemente o ataque misógino contra a vice-prefeita de Ponte Alta do Tocantins a Companheira Juliana Gastaldi.

ícone relógio06/03/2024 às 12:00:00- atualizado em
Nota de repúdio contra o ataque misógino contra a companheira Juliana Gastaldi

É revoltante a notícia de mais uma violência contra uma companheira que desempenha suas funções democráticas que corajosamente se dedica a política e luta por um Tocantins mais justo.

Dessa vez por áudios com teor misógino proferidos pelo professor Robledo Leobas, atacando de forma vil e desrespeitosa a integridade e dignidade da vice-prefeita Juliana Gastaldi. Tais atos, além de repugnantes, revelam uma intolerável violência política de gênero, que não podemos tolerar em nenhuma esfera da sociedade.

A violência de gênero contra mulheres na política é uma realidade alarmante que precisa ser combatida com urgência. Situações como essa destacam a necessidade de reforçarmos nossa luta contra o machismo e a misoginia dentro das estruturas políticas e decisórias.

É inadmissível que em pleno 2024, uma mulher que ocupa um cargo político seja alvo de ataques baseados unicamente no fato de ser mulher. O discurso de ódio proferido pelo agressor é não apenas ultrajante, mas também reflete uma realidade lamentável na qual nós mulheres somos constantemente desrespeitadas e diminuídas em suas capacidades profissionais e políticas, um ataque direto a vice-prefeita mas que atinge a todas nós que lutamos diariamente por  mais mulheres  na política  nos espaços de decisão.
Expressamos nossa solidariedade à vice-prefeita Juliana Gastaldi e reforçamos nosso compromisso na luta contra todas as formas de violência contra a mulher na política, seja ela física, psicológica ou verbal.

O Coletivo Estadual de Mulheres do PT/TO exige a responsabilização e punição do agressor conforme a lei. É imperativo que a democracia seja pautada pelo diálogo e pelo respeito mútuo, e que todas as mulheres possam exercer seus cargos públicos sem o temor de sofrerem violência ou discriminação de gênero.

Não podemos aceitar nenhuma tentativa de silenciamento feminino no espaço político e de poder, reiteramos o quanto é fundamental que haja mais mulheres na política, pois QUANDO SE É MULHER, TUDO É POLÍTICA. A presença das mulheres nos espaços de poder é essencial para garantir uma representação verdadeiramente democrática e para promover uma cultura de respeito, ética e tolerância.

Palmas, 06 de março de 2024.

Secretaria Estadual de Mulheres do PT/TO