Tocantins

PT 43 anos: Rosimar Mendes é representação da força da mulher petista no Tocantins

Sob assessoria de Pe.Josimo criaram o PT no Tocantins e o registro foi na Comarca de Filadélfia, antigo Norte goiano

ícone relógio10/02/2023 às 13:57:52- atualizado em  
PT 43 anos: Rosimar Mendes é representação da força da mulher petista no Tocantins

Por Maria do Carmo Ribeiro

Rosimar Mendes, professora aposentada da rede estadual, representa a força da mulher petista no Tocantins. Ela conta que, sob assessoria de Pe.Josimo, criaram o PT no Tocantins e o registro foi feito na Comarca de Filadélfia, antigo Norte goiano.

Segundo a professora, no ano de 1979 quando ela morava no então povoado de Wanderlândia, que era município de Filadélfia, começaram as primeiras conversas sobre um novo partido que surgia no Brasil. O pequeno grupo ficou interessado em implementar a novidade no lugar.

Naquela época, o país vivia o Regime Militar e, mesmo assim, conseguiram se reunir com outras pessoas embaixo de árvores, para falar sobre o novo partido que nascia em defesa do povo e como ele poderia ser implantado. 

De acordo com a professora, foram realizadas várias reuniões e, numa delas, foi criada uma Comissão Provisória do partido e a partir dela se criou o Partido dos Trabalhadores, que foi legalmente registrado.

Nas eleições de 1982, ela contou que o partido já apresentou candidatura própria e lançou Helena para prefeita e não foi eleita, mas, dez anos depois, ela foi eleita vereadora na já cidade de Wanderlândia. A partir disso, a avaliação que ela faz, é sobre o tanto que o partido cresceu em todo Estado.

Pe. Josimo

Para Rosimar, “o marco preciso na minha vida é Pe. Josimo. A minha vida é antes e depois dele. Foi através dele que eu me tornei o que sou hoje e é ele o meu Patrono maior”, enfatizou.

A professora contou que saiu daquela região, procurou outras cidades e hoje mora em Palmas, porém suas ações continuam sendo em prol do fortalecimento do PT, primando sempre pela participação das mulheres nos mais distintos setores sociais.

Militante atuante desde o início do PT, se tornou sindicalista ainda quando era Goiás e sempre atuou de forma cabal em prol dos direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores, sendo a Educação a sua principal bandeira de luta.

Luta

Assim como Rosimar, outras mulheres também têm histórias dentro do PT e reconhecem o valor do partido em suas vidas. Formações com entendimentos cada vez mais conscientes sobre o poder que elas têm em participar de todos os espaços da sociedade.

Em seus 43 anos de existência, as estimativas do PT sobre a participação das mulheres, continuam sendo de grande importância para o fortalecimento dos projetos, principalmente os políticos, em que já fazem parte da história de crescimento do partido. No Tocantins, elas são militantes cada vez mais importantes.