Novembro de Cor
Novembro chegou, aleluia!

Por Regina Célia Barbosa Abreu
O mês de novembro tem muita importância para o nosso povo negro, pois o dia 20 de novembro é marcado pela lembrança e referência ao assassinato de Zumbi dos Palmares. Esse dia foi instituído como o Dia da Consciência Negra. Portanto, todo o mês de novembro é considerado momento forte para reflexões, debates e celebrações.
Refletir sobre a importância do povo negro na sociedade brasileira, é lutar por respeito e afirmação num país em que o racismo e o preconceito fazem vítimas todos os dias. Em que crianças e jovens negros e negras são maltratadas e maltratados, colocando em dúvida o valor da sua identidade. Onde trabalhadores e trabalhadoras, negros e negras sofrem violências e são desvalorizados no mercado de trabalho.
É preciso combater o racismo e as desigualdades sociais, fortalecer a luta e unir o nosso povo negro em busca da valorização e reconhecimento, seja nas escolas, nos locais de trabalho, nas igrejas, em toda a sociedade. E numa luta constante e diária, ter a consciência da nossa beleza, importância e valor.
Celebrar a vida, partilhar a cultura afro-brasileira, espalhar alegria onde for. Com as cores da Mãe Terra e a beleza da nossa cor, vamos vivenciar novembro, o nosso novembro de cor.
Negro é lindo!
Negra é linda! Axé.

