Tocantins

Tocantins novamente escolhe Lula para presidente

Com 100% das urnas apuradas em todo Estado o candidato conseguiu 51,36% dos votos válidos

ícone relógio31/10/2022 às 11:50:27- atualizado em  
Tocantins novamente escolhe Lula para presidente

Tocantins novamente escolhe Lula para presidente


 

Com 100% das urnas apuradas em todo Estado o candidato conseguiu 51,36% dos votos válidos


Por Maria do Carmo Ribeiro

 

No Tocantins, o agora presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva conseguiu vencer as eleições com maioria no 2º turno que ocorreram neste domingo, 30. Com 100% das urnas apuradas, Lula obteve 434.593, equivalente a 51,36% dos votos válidos. Jair Bolsonaro recebeu um total de 411.654, ou seja, 48,64%.


 

Aos 77 anos, Lula (PT) foi eleito o 39º presidente do Brasil ao derrotar Jair Bolsonaro (PL) que era candidato à reeleição. O presidente eleito saiu vitorioso em 13 dos 26 estados brasileiros, entre eles o Tocantins, e conseguiu um total de 60.345.999, sendo 50,90% de todos os votos válidos, contra 49,10% de seu concorrente. 


 

O presidente do Partido dos Trabalhadores no Tocantins, o deputado estadual Zé Roberto Lula, divulgou um áudio, no qual agradeceu a todos que ajudaram na eleição de Lula no Estado e disse que mais uma vez a força do povo venceu o fascismo que estava ameaçando a nação.


 

O deputado federal, Célio Moura (PT) também agradeceu ao povo tocantinense pela vitória de Lula, à qual, disse ele, é uma vitória que representa a volta do amor, da paz e da alegria. Em redes sociais o deputado também escreveu, “gente linda, muito amor por todo mundo que trabalhou intensamente para essa volta por cima” e de forma especial agradeceu a toda população, “obrigado meu Tocantins”.


 

Em nota, a coordenação da Campanha de Lula no Tocantins disse que "Lula venceu mais que um opositor: venceu uma ideia que ameaça o mundo e o Brasil mais uma vez volta a ser protagonista por causa do petista nordestino”.


 

É fato que o momento requer calma e sabedoria para que o novo presidente consiga fazer as mudanças que o país precisa para melhorar a vida do povo, como bem avalia o professor universitário, Dr. Adão Francisco de Oliveira.


 

Na sua opinião, “Temos que ter paciência. A ideia é pacificar o Brasil, através de políticas públicas que gerem segurança a todas as camadas sociais”, disse Adão que também faz parte da coordenação.



 

Comemorações


 

As comemorações ocorreram em várias cidades tocantinenses. Na Capital, os  militantes se reuniram em um espaço na quadra 210 Sul e com muita alegria comemoraram a vitória do presidente eleito, que até agora, é o único que conseguiu o maior número de votos de todos os tempos.