Eleitores do Tocantins podem viajar de graça entre municípios para votar; saiba como emitir a passagem

Decreto do governador veio depois das cobranças do PT Tocantins e demais partidos da Federação Brasil da Esperança

ícone relógio26/10/2022 às 17:54:57- atualizado em

O Governo do Tocantins decretou a gratuidade do transporte intermunicipal no 2º turno das eleições. O documento foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira, 26 autorizando o transporte de graça das 7h do sábado, 29, até às 7h da segunda-feira, 31. Esse foi também um pedido levado pelo presidente da Federação Brasil da Esperança, deputado estadual Zé Roberto Lula, no sentido de garantir o direito ao voto a cada cidadã e cidadão tocantinense.

O Decreto nº 6.514, “autoriza a utilização, de forma gratuita, do transporte coletivo intermunicipal rodoviário de passageiros, pelo cidadão que precise se deslocar exclusivamente entre os municípios do Estado do Tocantins para ir ao seu domicílio eleitoral ou dele retornar”.

Para o eleitor e a eleitora terem o direito de usar o transporte de forma gratuita devem seguir os seguintes passos:

1 -  Se dirigir ao guichê da empresa de ônibus, que costuma adquirir a passagem para emitir o bilhete de transporte;

2 - Apresentar documento de identificação com foto e título de eleitor, para comprovar a zona eleitoral e a necessidade do deslocamento.

3 - O eleitor pode emitir as passagens gratuitas de ida e volta, observando que as viagens devem acontecer entre às 7h de sábado e às 7h de segunda-feira para embarque.

Atenção: o eleitor ou a eleitora que for emitir a passagem de volta, separadamente da de ida, deverá apresentar ao guichê da empresa de ônibus o comprovante de votação e o bilhete de utilização da gratuidade na ida.

Vitória

Zé Roberto Lula, que também é presidente do PT Tocantins, comemorou a garantia da gratuidade para os eleitores. “Este é um momento de comemorar, pois a democracia tem mais uma vitória. Os eleitores vão ter condições de chegar até a zona eleitoral e exercer o direito ao voto e escolher Lula Presidente do Brasil, e devolver a dignidade às nossas vidas”, pontuou.